Projeto Product Migrate
por Jurandir Junior- 4 de abril de 2024
-Tempo de leitura: 5m
Desafio: Criar uma aplicação web para capturar informações de produtos da Shopee e com elas, criar produtos na loja Shopify, a fim de facilitar o dropshipping e a revenda com produtos de fornecedores da Shopee.
Cliente: Projeto interno, visto como investimento pela Coding Invest, por se tratar de um ativo digital.
Back-end: A fim de testar o serviço o mais rápido possível, e disponibilizá-lo para a cliente, o back-end foi mantido em php, contudo a captura de dados da shopee foi realizada através de uma aplicação em nodejs, que transfere para o banco de dados da aplicação.
Front-end: Para fornecer o serviço mais rápido possível para a cliente, inicialmente foi liberada uma versão simplificada sem a reutilização do sistema desenvolvido para o projeto de Demanda Legal, onde o usuário subia um arquivo .csv com uma lista de urls e obtia em retorno um .csv com os dados dos produtos. Contudo, o processo foi modificado, usando a mesma base do projeto do Demanda Legal, adicionando mais opções, maior controle sobre informações e segurança, possibilitando a criação de um SAAS.
Implementações: O projeto conta com uma página para filtrar links, e através de modais criá-los e editá-los, antes de serem processados para obter os dados dos produtos, uma página para ver os dados dos produtos obtidos, na qual também é possível filtrar e gerar o arquivo com os dados a serem importados para a shopify.
Finalidade: Facilitar o processo de adicionar produtos na loja da Shopify para dropshipping e revenda com fornecedores da Shopee, com isso criar um SAAS que possa ser fornecido a clientes.
Conclusão: O projeto segue em desenvolvimento, em fase de validação de modelo de negócio, em segundo plano, para dar preferência a projetos de clientes externos.
Feedback: É extremamente demorado colocar produtos da forma antiga, quando comparado ao uso do sistema.
Reutilização: Não há expectativas de a base do projeto (Demanda Legal) ser reutilizada novamente em projetos futuros, após a validação no mercado, haverá mudanças no código e infraestrutura atuais, para possibilitar maior escalabilidade, facilidade de manutenção e flexibilidade.
Demonstração: Atualmente qualquer empresa que tenha interesse no Product Migrate pode experimentar uma versão beta do mesmo, por um período grátis e ao final será cobrado R$30,00 mensalmente, basta entrar em contrato.